Existe uma profissão, que eu acredito ser desempenhada por pessoas bastante respeitáveis, que sempre me intrigou desde pequeno. Estou a falar, como já devem ter percebido pelas pistas que dei, dos notários. Mas afinal que fazem os notários? Já devem ter ouvido a conversa em algum lado: «Temos de ir ao notário para ele reconhecer a tua assinatura».
Ora, isto deveria fazer dos notários pessoas com uma excelente perspicácia, extremamente minuciosos e com uma capacidade de memória acima do normal. É triste que só agora, 25 anos depois de ter nascido, eu tenha descoberto que os notários não são respeitáveis, não são perspicazes e muito menos pessoas com elevados índices de desempenho cerebral. «Ir ao notário para ele reconhecer a assinatura».
Será que se pode subornar um notário?:
«Por 50 euros não me diga que não reconhece esta assinatura! Bem...»
Na semana passada tive a minha oportunidade: apareceu a imposição de ter de me deslocar a um notário. Eu, que poucas vezes escrevo a minha assinatura por onde passo, iria finalmente destruir um mito: a capacidade de os notários reconhecerem a assinatura de todas as pessoas.
E era isso que eu pensava que um notário fazia. O senhor notário via a minha assinatura num documento e punha-se a puxar pela cabeça: - «Hummm, penso que já vi esta assinatura em qualquer lado sim senhor. Acho que a estou a reconhecer de uma factura de material escolar que vi uma vez em cima de um balcão em 1997. Ora, não falta aqui nada neste 'R'?
- «Olha que cabeça a minha, falta sim, senhor notário. O meu 'R' costuma ter a perna mais redondinha. Assim está melhor?»
- «É isto mesmo!! Bem me parecia que a estava a reconhecer!»
- «Consegue reconhecer a assinatura que o atacou?»:
- «Não, estava muito escuro. Só consigo se tiver o BI ao lado.»
Mas nada. O que o senhor notário faz é comparar - repito: comparar - a assinatura feita num documento com a do bilhete de identidade. Estão a ver? Põe os dois lado a lado e vê se estão iguais! Mas que raio de profissão é esta? Onde tiram estes senhores os cursos? Quem os licencia?
E depois teve a lata de dizer: «Ok, vou-lhe reconhecer a assinatura». E eu: «Olhe, muito obrigadinho, tava com problemas de identidade, ainda bem que me reconhece.»
# Zé Macaco in Macacadas [link do post]
# Zé Macaco in Macacadas [link do post]
Nenhum comentário:
Postar um comentário