quarta-feira, 10 de outubro de 2007

||| COLUNAS PESSOAIS

Todo o cidadão informado ou não – deixamos os não informados de lado – tem a sua opinião sobre este ou aquele assunto, aliás, ter uma palavra a dizer é uma característica muito humana, sobre qualquer assunto todos fazemos as nossas conjecturas e impressões. E depois existem os opinion makers – “fazedores de opinião” – mais ou menos habilitados para o efeito que nos vão dizendo como pensar ou colocando por palavras simples um problema com múltiplos prismas. Estes são os que têm o seu próprio cantinho da imprensa – colunas de opinião – e que constituem uma minoria barulhenta. A maioria silenciosa, por seu turno, opina para paredes surdas ou no máximo faz uso do correio do leitor de um qualquer jornal.

«Os blogues desconhecidos têm de conquistar o seu próprio espaço debatendo-se com os blogues dos tradicionais opinion makers com colunas na imprensa».

A grande revolução dos blogues foi a possibilidade infinita de nos expressarmos do modo que bem entendermos, opinando sobre qualquer assunto mesmo que seja uma opinião pouco fundamentada. Estas colunas pessoais revolucionaram o conceito de produção de conteúdos e de infoespaço globalizando verdadeiramente a comunicação e a web. O último desafio da blogosfera é levar os blogues desconhecidos à conquista de leitores, uma vez que neste vazio de plataformas de colunas pessoais quem impera são ainda os mesmos que têm o seu espaço no jornal.

Nenhum comentário: