sexta-feira, 28 de setembro de 2007

||| a psicologia da blogosfera


A blogosfera onde nos movemos e debitamos opiniões, visões, frustrações, alegrias, onde enfim escrevemos o que nos vai na alma, possui uma psicologia complexa. Tem aliás uma personalidade própria, funciona como um vácuo onde são deitadas palavras na esperança de que alguém as (não) leia. Como em tudo, o ser humano procura sempre o reconhecimento uma vez que este entende-se a si próprio no reflexo do outro. Muitas outras vezes a blogosfera, tal como os "chat rooms", representa a possibilidade infinita de uma pessoa se reinventar, se auto-descobrir ou tão simplesmente de criar uma personalidade que não é a sua. A realidade virtual é isso mesmo, virtual, quem sabe que rosto e que história de vida está por detrás de cada nickname?

O pulsar dos diários virtuais é também uma mostra do outro lado da personalidade humana, aquela que se enconde dos contornos do dia-a-dia, uma personalidade exibicionista que vai ao encontro de uma personalidade voyeur. Esta é a razão pela qual os blogues mais lidos são os blogues de conteúdos pornográficos caseiros. Muitos são os que querem penetrar na intimidade de outros e vasculhar as suas vidas.

O desejo de reconhecimento anteriormente falado leva a que o bloguista possua um contador de visitas e que existam as chamadas "caixas de comentários". Toda a gente quer ter a ilusão de que a sua opinião conta, de que a sua opinião foi lida, de que a sua opinião foi partilhada. Como a blogosfera é um vazio de milhões de caracteres e de informação a melhor forma dos bloguistas terem leitores é através das visitas a outros bloguistas. À excepção dos bloguistas famosos, aqueles que por sua popularidade na vida real e civil têm à partida um elevado número de leitores, todos os outros precisam de ler e visitar outros se querem ter visitas também. Outra coisa que acontece é que, à medida em que o blogue se vai tornando mais famoso, mais o mesmo se torna hermético, voltado para si, e menos o bloguista sai do seu casulo, até chegar o dia em que fecha a sua caixa de comentários pois isso não lhe retirará visitantes.

A blogosfera vai assim, de um anónimo diário virtual, passando por uma reinvenção de personalidade, até à mais profunda mostra de egocentrismo, onde se forma um núcleo coeso de bloguistas e é muito difícil entrar, a bloguelite.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom seu texto. Concordo e por essa razão me permito teva-lo para o meu novo blog Drops Azul Anis.
Com todos os créditos, evidentemente, como sempre!

Abçs