Entrevistado: Nuno Carvalho, 25 anos, Estudante de Gestão e Sistemas de Informação
Blogue: Nada Mais Claro|Photo Nada Mais Claro|
1. Sabendo que a blogosfera é uma janela para a vida cibernética, como vê o fenómeno «blogue»?
-Vejo como uma interessantíssima produção pessoal de conteúdos. A juntar a isso, ainda há a excelente oportunidade de se discutirem os conteúdos produzidos, através dos tão conhecidos comentários. Apesar de já existir há uns anos, a blogosfera ainda dá hoje os seus primeiros passos. Todavia, já se apresenta como uma plataforma excelente de produção, partilha e discussão dos mais variados conteúdos.
2. Quando acede à blogosfera que tipo de blogues procura?
-Procuro blogs interessantes de pessoas comuns. Com interessantes quero dizer que procuro blogs bem organizados e que se dediquem a produzir conteúdos minimamente filtrados por um pensamento prévio sobre a matéria produzida.
3. O que o levou a criar um blogue?
-A necessidade de, através de uma ferramenta como o blogger, organizar e concretizar os meus pensamentos, preocupações, opiniões, A escrita obriga-nos a pensar, a estruturar e a desenvolver as nossas opiniões. Pensar, pesquisar, escrever, estruturar um texto, são exercícios extremamente estimulantes.
4. Que balanço faz da sua estadia na blogosfera e da blogosfera actual?
- Faço um balanço positivo, pois tem sido uma experiência muito interessante. Ao contrário do que inicialmente previ, os meus blogs são visitados, maioritariamente, por pessoas que desconheço. A descoberta das opiniões e comentários diversos é uma actividade estimulante e divertida.
5. Acha que os blogues podem substituir a imprensa online?
-Em geral não. No entanto, admito a possibilidade de existirem campos onde a produção de conteúdos gerada pelos blogs ultrapasse a produção da imprensa online. Refiro-me a campos específicos da informação como por exemplo: ciências, tecnologia e informática. Existem bastantes blogs (nessas e noutras áreas) produzidos por pessoas com formação específica que têm como resultado uma produção de conteúdos de altíssima qualidade.
6. Em que medida os blogues influenciam ou influenciaram a sua vida e/ou actividade profissional?
- A influência que os blogs tiveram na minha vida, tem que ver com o facto de hoje eu ser um actor na blogosfera. Com isto quero dizer que tenho uma parte activa (mais ou menos activa) na produção de conteúdos. Além disso, sou também um espectador activo, pois costumo visitar outros blogs e depositar os meus comentários.
7. O que faz um bom blogue?
- A resposta correcta seria deixar aqui um depende. É um pouco complicado definir o que é um bom blog. Ao contrário, por exemplo, da imprensa online, os blogs não possuem uma missão. Não possuem objectivos nem públicos alvo. No entanto, acho importante referir que existe um conjunto de factores que ajudam a formatar um bom blog. De seguida enumero alguns, divididos em forma e conteúdo:
Forma:
Esquema do blog;
Conjunto de cores;
Elementos da página:
Ícones, imagens, links, descrição do blog.
Conteúdo:
Qualidade dos posts
Estrutura do texto e erros ortográficos.
Relação entre imagens e texto;
Colocação de Fontes e Referências bibliográficas
1. Sabendo que a blogosfera é uma janela para a vida cibernética, como vê o fenómeno «blogue»?
-Vejo como uma interessantíssima produção pessoal de conteúdos. A juntar a isso, ainda há a excelente oportunidade de se discutirem os conteúdos produzidos, através dos tão conhecidos comentários. Apesar de já existir há uns anos, a blogosfera ainda dá hoje os seus primeiros passos. Todavia, já se apresenta como uma plataforma excelente de produção, partilha e discussão dos mais variados conteúdos.
2. Quando acede à blogosfera que tipo de blogues procura?
-Procuro blogs interessantes de pessoas comuns. Com interessantes quero dizer que procuro blogs bem organizados e que se dediquem a produzir conteúdos minimamente filtrados por um pensamento prévio sobre a matéria produzida.
3. O que o levou a criar um blogue?
-A necessidade de, através de uma ferramenta como o blogger, organizar e concretizar os meus pensamentos, preocupações, opiniões, A escrita obriga-nos a pensar, a estruturar e a desenvolver as nossas opiniões. Pensar, pesquisar, escrever, estruturar um texto, são exercícios extremamente estimulantes.
4. Que balanço faz da sua estadia na blogosfera e da blogosfera actual?
- Faço um balanço positivo, pois tem sido uma experiência muito interessante. Ao contrário do que inicialmente previ, os meus blogs são visitados, maioritariamente, por pessoas que desconheço. A descoberta das opiniões e comentários diversos é uma actividade estimulante e divertida.
5. Acha que os blogues podem substituir a imprensa online?
-Em geral não. No entanto, admito a possibilidade de existirem campos onde a produção de conteúdos gerada pelos blogs ultrapasse a produção da imprensa online. Refiro-me a campos específicos da informação como por exemplo: ciências, tecnologia e informática. Existem bastantes blogs (nessas e noutras áreas) produzidos por pessoas com formação específica que têm como resultado uma produção de conteúdos de altíssima qualidade.
6. Em que medida os blogues influenciam ou influenciaram a sua vida e/ou actividade profissional?
- A influência que os blogs tiveram na minha vida, tem que ver com o facto de hoje eu ser um actor na blogosfera. Com isto quero dizer que tenho uma parte activa (mais ou menos activa) na produção de conteúdos. Além disso, sou também um espectador activo, pois costumo visitar outros blogs e depositar os meus comentários.
7. O que faz um bom blogue?
- A resposta correcta seria deixar aqui um depende. É um pouco complicado definir o que é um bom blog. Ao contrário, por exemplo, da imprensa online, os blogs não possuem uma missão. Não possuem objectivos nem públicos alvo. No entanto, acho importante referir que existe um conjunto de factores que ajudam a formatar um bom blog. De seguida enumero alguns, divididos em forma e conteúdo:
Forma:
Esquema do blog;
Conjunto de cores;
Elementos da página:
Ícones, imagens, links, descrição do blog.
Conteúdo:
Qualidade dos posts
Estrutura do texto e erros ortográficos.
Relação entre imagens e texto;
Colocação de Fontes e Referências bibliográficas
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