domingo, 23 de setembro de 2007

||| BlogEntrevistas #11









Entrevistado: Ricardo Durand, 25 anos, Jornalista, blogger com "Zé Macaco"
Blogue: Macacadas

1. Sabendo que a blogosfera é uma janela para a vida cibernética, como vê o fenómeno «blogue»?
- O fenómeno “blogue” não começou na internet, ao contrário daquilo que muita gente pensa. Quem gosta de escrever, quem sempre gostou de escrever, em criança deve ter feito muitos jornalinhos com notícias inventadas. O fenómeno blogger começou aí, no chão do quarto.

2. Quando acede à blogosfera que tipo de blogues procura?
- Já deixei de procurar blogues. Sempre que visito dois ou três, estão lá os links todos que. Gosto de ver um ou dois blogues por dia. Não perco o Pobo do Norte, um dos blogues onde melhor se escreve actualmente.

3. O que o levou a criar um blogue?
- Quem vier contar que criou um blogue a dizer tinha umas coisas para escrever e decidiu abrir um para partilhar está a mentir. Têm um blog porque querem ser lidos e recebes comentários. Mas eu criei o meu porque tinha umas coisas para escrever. E não estou a mentir.

4. Que balanço faz da sua estadia na blogosfera e da blogosfera actual?
- O Zé Macaco fez dois anos de existência no passado dia 11 de Novembro. Mas quem criou o Zé Macaco conhece a blogoesfera há muito tempo. A blogoesfera actual está saturada. No Macacadas tentamos evitar essa situação e é por isso que
só lá colocamos um post uma vez por mês. O que se tem revelado muito positivo.

5. Acha que os blogues podem substituir a imprensa on-line?
- Os blogues não podem substituir a imprensa on-line, porque 90% das pessoas que escrevem não dominam a escrita da língua postuguesa, não sabem articular ideias sobre acontecimentos reais nem sabem descrever situações aos leitores. Além disso, ninguém vai ligar para o gabinete de imprensa do primeiro ministro e dizer: «olhe, sou do blog Bomba Inteligente e gostava de saber se…tututututtututut..»

6. Em que medida os blogues influenciam ou influenciaram a sua vida e/ou actividade profissional?
- Em nada. E a quem isso acontecer, essa pessoa terá de repensar urgentemente a sua profissão, bem como a sua sexualiadde.

7. O que faz um bom blogue?
- Os seus visitantes. Um mau blog passa a ser bom a partir do momento que é comentado.Os bons blogues, geralmente, não têm os comentários activos. Acontece que o seu autor sabe que faz um bom blogue, portanto não precisa de ninguém para lhe dizer isso na sua própria página.

Nenhum comentário: